A Demacol Home Center é a sua parceira de confiança quando se trata de materiais de construção em Brasília. 

Saiba quais são os benefícios do porcelanato para a sua obra

 

Escolher o melhor piso para o seu projeto não é uma tarefa simples. Afinal, existem diversos materiais disponíveis no mercado de construção, como os pisos em porcelanato.

Para acertar na decisão, é importante levar em conta não somente o seu gosto pessoal, mas também a arquitetura da obra como um todo. Aspectos relacionados ao custo-benefício e à durabilidade também são essenciais para serem avaliados.

Nesse sentido, o porcelanato conquistou os lares brasileiros ao agregar beleza, funcionalidade e até mesmo economia aos projetos. Com inúmeras vantagens, esse revestimento é extremamente versátil. 

Para que você conheça todos os seus benefícios, a equipe da Demacol preparou esse conteúdo exclusivo. Acompanhe a leitura e confira!

 

O que é o porcelanato e quais são os seus tipos?

 

O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico produzido a partir de materiais como argila, feldspato, sílica e outros componentes. Ele passa por um processo de fabricação especial que envolve prensagem a seco e altas temperaturas de queima, o que resulta em um produto final de alta durabilidade.

Conhecido por sua baixa porosidade, o porcelanato é mais impermeável e resistente a manchas em comparação com outros materiais. A classificação do porcelanato é feita com base em sua aparência, textura e aplicação. Abaixo, destacamos os principais tipos!

 

  1. Porcelanato polido

 

Possui uma superfície brilhante e lisa ao proporcionar um visual elegante e moderno. Ideal para áreas internas com tráfego moderado. 

 

  1. Porcelanato acetinado 

 

Recebe um acabamento mais fosco do que o polido. Desse modo, oferece uma aparência mais discreta e uma resistência melhor a arranhões. 

 

  1. Porcelanato natural ou rústico

 

Apresenta uma superfície mais áspera e texturizada, semelhante ao aspecto de pedras naturais. O seu uso é perfeito em áreas externas, como varandas e áreas de piscina, devido à sua resistência ao escorregamento. 

 

  1. Porcelanato técnico 

 

Possui características técnicas especiais, como alta resistência ao desgaste e a manchas. Por isso, seu uso é frequente em ambientes comerciais e industriais. 

 

  1. Porcelanato madeira

 

Projetado para imitar a aparência da madeira, é uma opção popular para quem deseja o visual rústico  e acolhedor da madeira, mas com os benefícios do porcelanato. 

 

  1. Porcelanato 3D

 

Apresenta padrões tridimensionais que criam efeitos visuais interessantes. Essa opção adiciona um toque de design e modernidade aos espaços. 

 

  1. Porcelanato extrafino

 

Tem uma espessura menor em comparação com os porcelanatos tradicionais. É leve e fácil de manusear, sendo uma excelente alternativa para pequenas reformas. 

 

  1. Porcelanato esmaltado

 

Possui uma camada esmaltada na superfície, o que permite uma variedade maior de designs e padrões. É comumente usado em áreas internas. 

 

Lembramos que a escolha do tipo de porcelanato dependerá de fatores como o ambiente em que será aplicado, o estilo desejado e as características específicas desejadas.

 

Por que usar porcelanato no meu projeto?

 

O uso de porcelanato em um projeto oferece várias vantagens que podem influenciar a escolha desse material. Algumas das razões para considerar o porcelanato incluem: 

 

  • Durabilidade e resistência

 

O porcelanato é famoso por sua durabilidade e resistência. Sua fabricação envolve altas temperaturas e, conforme mencionamos anteriormente, o resultado é um material mais denso e menos poroso. Isso torna o porcelanato altamente resistente a arranhões, manchas e impactos, sendo uma escolha ideal para áreas de alto tráfego. 

 

  • Baixa manutenção

 

Devido à sua baixa porosidade, o porcelanato é fácil de limpar e requer pouca manutenção. A resistência a manchas e a facilidade de limpeza tornam-no uma opção prática para ambientes residenciais e comerciais. 

 

  • Variedade de estilos e acabamentos

 

O porcelanato está disponível em uma ampla variedade de estilos, padrões e acabamentos, podendo mimetizar a aparência de materiais naturais, como pedra, madeira e mármore. Além disso, pode trazer uma atmosfera de sofisticação com seu material acetinado. As opções estéticas são versáteis e se aplicam a diferentes estilos de design de interiores. 

 

  • Versatilidade de uso

 

Indica-se o porcelanato para uma variedade de ambientes, desde pisos internos e externos até revestimentos de parede e superfícies verticais. Sua versatilidade traz grande flexibilidade aos projetos.

 

  • Compatibilidade com aquecimento radiante

 

Muitos tipos de porcelanato são compatíveis com sistemas de aquecimento radiante, o que aumenta o conforto térmico em ambientes residenciais.

 

  • Higiene e saúde

 

Por ser um material não poroso, o porcelanato resiste à proliferação de bactérias e fungos. Isso o torna uma escolha higiênica, especialmente em áreas como cozinhas e banheiros. 

 

  • Valor estético

 

O porcelanato é uma opção de revestimento atemporal. A sua durabilidade significa que a estética escolhida tende a perdurar ao longo do tempo, o que conserva a beleza original por muitos anos.

 

Existem contra-indicações do piso de porcelanato?

 

Embora o porcelanato ofereça várias vantagens, existem algumas considerações e contra-indicações de uso. Devido à sua natureza mais rígida e densa, ele pode ser menos confortável para ficar em pé por longos períodos, tornando-o menos adequado para ambientes onde o conforto é uma prioridade, como quartos de crianças ou salas de estar.

 

Além disso, sua dureza apresenta chance de causar um maior risco de quebra de objetos que são acidentalmente derrubados. Outra consideração é que o porcelanato pode apresentar uma sensação mais fria ao toque.

 

Portanto, ao escolher o porcelanato, pondere esses fatores e considere as necessidades específicas do ambiente e o estilo de vida dos ocupantes.

 

Como cuidar do porcelanato na minha casa?

 

Cuidar adequadamente do porcelanato em sua casa contribuirá para manter sua beleza e durabilidade ao longo do tempo. Aqui estão algumas dicas para o cuidado eficaz desse material: 

 

  • Limpe regularmente com uma vassoura de cerdas macias ou um aspirador de pó para remover poeira e partículas soltas, o que previne arranhões na superfície. 

 

  • Evite produtos abrasivos e ácidos. Prefira higienizar o porcelanato com um pano úmido, embebido em uma solução de água morna e detergente neutro.

 

  • Use tapetes antiderrapantes ou capachos em áreas de alto tráfego, como entradas, para reduzir o risco de danos causados pela entrada de sujeiras.

 

  • Não arraste móveis ou objetos pesados diretamente sobre o porcelanato para prevenir riscos. Use protetores nas pernas dos móveis para minimizar o impacto. 

 

  • Mantenha o rejunte limpo e em boas condições. Se necessário, aplique um selante para proteger contra manchas e facilitar a limpeza. 

 

  • Evite bater objetos pesados ou pontiagudos na superfície do porcelanato, pois isso pode resultar em lascas ou quebras. 

 

  • Se o porcelanato for utilizado em áreas externas, certifique-se de que ele seja adequado para esse fim e aplique medidas para evitar o acúmulo de água, que pode tornar o piso escorregadio. 

 

  • Se o porcelanato estiver em um ambiente com aquecimento radiante, garanta que o sistema seja instalado corretamente e siga as recomendações do fabricante. 

 

Ao seguir essas práticas de cuidado, você ajudará a preservar a aparência e a integridade do porcelanato em sua casa.

Onde comprar porcelanato de alta qualidade no Distrito Federal?

 

A Demacol Home Center se destaca como uma excelente opção para adquirir porcelanato de alta qualidade no Distrito Federal. Com uma reputação consolidada e compromisso com a excelência em materiais de construção, somos a melhor escolha em Brasília.

Oferecemos uma ampla variedade de porcelanatos, reunindo opções para atender diferentes estilos e necessidades de projetos. A Demacol preza não apenas pela diversidade de produtos, mas também pela qualidade de suas mercadorias, que frequentemente passam por rigorosos processos. 

Além disso, garantimos um atendimento ágil e personalizado, auxiliando os clientes na escolha do porcelanato mais adequado conforme as aplicações específicas visadas. Outro fator de destaque é a entrega rápida e o excelente custo-benefício.

Sendo assim, nossos clientes podem confiar não apenas na qualidade dos produtos oferecidos, mas também na integridade e confiabilidade da equipe. Com profissionais capacitados e um histórico sólido, a Demacol se destaca como a escolha preferencial para quem busca porcelanato de alta qualidade no Distrito Federal.

Fale agora com a equipe da Demacol e comece a construir com economia, durabilidade, segurança e beleza estética.