A Demacol Home Center é a sua parceira de confiança quando se trata de materiais de construção em Brasília. 

Da cozinha retrô ao cantinho do café: conheça as tendências de decoração em 2024

 

Muitas pessoas aproveitam o início do ano para planejar os próximos projetos. Nesse sentido, é comum o sonho de reformar a casa ou comprar um imóvel. 

Conhecer as tendências de decoração e arquitetura faz toda a diferença para executar uma obra alinhada ao que há de mais moderno, valorizando a propriedade no mercado. Assim, você consegue buscar inspiração e diversas novas ideias.

Se você quer estar por dentro do que há de mais relevante no universo da arquitetura e decoração atualmente, é hora de conferir o conteúdo exclusivo desenvolvido pela equipe da Demacol. 

Boa leitura!

 

Cor do ano Pantone 2024: Peach Fuzz para envolver

 

Há mais de 25 anos, a Pantone define uma cor para cada ano. O grupo de analistas de cores da marca seleciona uma tonalidade e, em 2024, o Peach Fuzz foi a escolha. 

O tom remete a um pêssego pastel, com o objetivo de evocar calor e conforto. Segundo a Pantone, a ideia é trazer "um sentimento de bondade e ternura, comunicando uma mensagem de carinho e partilha” por meio dessa cor. A tonalidade procura se aproximar do desejo inato de conexão. Moderno e elegante, é um tom radiante, que une o juvenil ao atemporal.

A Peach Fuzz exprime o desejo de se nutrir e de nutrir os outros para enriquecer nossa mente, corpo e espírito. A dica é apostar nesta cor, o que combina em ambientes minimalistas, contemporâneos e que prezam pela sensação de enorme bem-estar.

Ao aplicá-la, cria-se um espaço suave, capaz de promover o sentimento de gentileza através de sua presença aconchegante. 

Com cerca de 482 milhões de usuários, a plataforma lançou recentemente sua nova pesquisa, com base em uma análise realizada no último trimestre de 2023. Esse é um guia completo do que as pessoas vão procurar, experimentar e comprar no futuro próximo. Confira abaixo!

 

  1. Cozinha retrô

 

Para 2024, a volta da estética kitsch - ou brega - está confirmada, pelo menos na cozinha. Segundo o relatório, a geração X e os baby boomers estão investindo na reforma desse ambiente, com bastante uso de eletrodomésticos vintage e cores extravagantes. 

O rosa retrô entra com tudo nessa categoria. No último trimestre de 2023, os termos "cozinha brega" e "cozinha diferentona" apareceram 75% e 160% a mais nas buscas.

 

  1. Azul a mil

 

O azul está no ar devido à sua versatilidade e ousadia. A previsão é de que ganhe muito destaque em 2024, principalmente pela geração Z e pelos millennials. O crescimento nas pesquisas por "sombra azul aesthetic", por exemplo, cresceu mais de 65%, conforme aponta a pesquisa.

 

  1. Cantinho do café

 

O cantinho do café é uma procura em alta, principalmente entre os baby boomers e a geração Z. Perfeito para relaxar com amigos e familiares, a busca pelo termo "estilo de balcão de café" aumentou mais de 1.125%. 

Já o termo "café aesthetic" também apresentou crescimento de buscas de mais de 820%. Dessa forma, a tendência na decoração é investir em um ambiente dedicado para esse momento.

 

  1. Estilo gótico sertanejo

 

Essa tendência para 2024 combina o design vintage norte-americano com tons profundos e sombrios. O gótico sertanejo contempla peças de antiquário e tapeçaria, remetendo a um estilo faroeste. As buscas pelos termos "espelho estilo faroeste" e "estilo faroeste gótico" aumentaram em 125% e 145%, respectivamente.

 

  1. Brilhos metalizados

 

Os millennials e a geração Z estão trocando tons neutros por brilhos metalizados. As buscas pelo termo "móveis de alumínio" aumentaram em 45% e mostram que o uso de metais deverá ser uma regra em diferentes estilos de projetos.

 

  1. Chá de fofura

 

A tendência em 2024 é de ambientes acolhedores. Mães e pais vão compartilhar as conquistas e momentos dos seus filhos por toda a residência, com muita criatividade! 

O Pinterest apresentou aumento nas pesquisas para "ideias para mesversário" em 90%, bem como "ideias de festa de fim de ano letivo" em 90%. Retratos com fotos exibindo as conquistas devem se tornar uma realidade.

 

Porcelanatos: atemporalidade para a decoração em 2024

 

Outra grande tendência de decoração em 2024 é a construção de espaços atemporais. Para isso, o porcelanato é uma das principais escolhas. 

Pisos em porcelanato na cor bege, por exemplo, devem ser a base de inúmeros projetos, pois agregam aconchego, modernidade e beleza. Assim, é uma peça que transita do clássico ao contemporâneo, além de nunca sair de moda.

Nas cozinhas, o porcelanato também irá se destacar em cubas amplas, funcionais e esteticamente charmosas. O material ajuda a evitar o acúmulo de sujeiras, com propriedades resistentes ao calor e que conferem enorme durabilidade. 

O uso de elementos orgânicos é outra tendência atemporal neste ano, trazendo a sensação de se estar mais próximo da natureza. A dica é incluir diferentes materiais, como o porcelanato amadeirado para móveis e revestimentos em espaços que prezam pela elegância.

 

Minimalismo e maximalismo aliados a soluções sustentáveis

 

Linhas retas e cores neutras nunca saem de tendência, marcando o estilo minimalista. Porém, a mistura de cores ganha força em 2024. Portanto, mescle estampas e outros elementos na decoração, contrastando com o minimalismo atemporal.

Os pisos drenantes também são uma tendência que corresponde à sustentabilidade, uma preocupação constante nos empreendimentos atuais. Capazes de absorver a água, são produtos que contam com um coeficiente de atrito maior, ou seja, previnem o escorregamento. Desse modo, a aplicação é indicada principalmente em decks de piscina e ambientes de alto tráfego. 

Aplicar revestimentos nas paredes é outra tendência de decoração em 2024, a fim de unir minimalismo e maximalismo. Crie ambientes autênticos e cheios de personalidade: misture texturas que fogem do comum! 

Adicionar detalhes como painéis luminosos é outra alternativa para realçar móveis. O uso do LED é a peça-chave, com aplicação em revestimentos, rebaixamentos de gesso e até mesmo nos rodapés. 

 

Demacol: produtos de alta qualidade para o seu projeto

 

Para você fazer a sua reforma seguindo as principais tendências em 2024, é essencial garantir materiais de alta qualidade. Na Demacol, você encontra tudo o que precisa para uma obra bem planejada e com ótimo custo-benefício. 

Somos a sua home center , garantindo uma entrega ágil e um atendimento personalizado às suas necessidades. Disponibilizamos uma variedade de itens, o que inclui:

  • Pisos e porcelanatos. 

  • Louças e metais. 

  • Tintas e acessórios.

  • Iluminação e elétrica.

Receba em primeira mão todas as nossas novidades e ofertas exclusivas. Entre em contato com a Demacol no Whatsapp e comece o ano de 2024 em alta!

Faça seu orçamento!