A Demacol Home Center é a sua parceira de confiança quando se trata de materiais de construção em Brasília. 

Confira dicas para sala, cozinha e banheiro

 

Antes de fazer uma reforma, uma construção ou uma redecoração, é importante fazer uma listinha com os cômodos que são prioridade. Também é bom anotar os pontos principais que te chamam a atenção, e do que você não abre mão. Por exemplo, um sofá com assento retrátil, uma geladeira de duas portas ou um espelho grande no banheiro.

Dentre os cômodos que são considerados de uso comum, a sala, a cozinha e o banheiro acabam recebendo mais atenção, porque é por onde transitam as visitas, e no caso de famílias maiores, é onde as pessoas mais vão ficar.

Se você está buscando algumas orientações para fazer uma reforma ou construção eficiente, continue lendo este texto. A Demacol trouxe um conteúdo exclusivo com dicas para sala, cozinha e banheiro, que vão transformar sua casa!

 

Como planejar um ambiente perfeito

 

Para evitar o desperdício de dinheiro e até para tornar uma reforma ou construção viável, é mais do que importante colocar no papel quais são as suas necessidades e qual é o estilo que você quer para esse cômodo.

Antes de começar a pesquisar de forma aleatória, você pode começar a pensar nos pontos a seguir:

 

  • Qual o seu estilo?

Você prefere cores mais chamativas ou sóbrias? Um ambiente mais cheio ou com peças minimalistas? Prefere móveis mais modernos ou em uma pegada mais vintage? Comece a pesquisar algumas referências e veja com quais você se identifica mais.

 

  • Quanto você vai gastar?

Reformas e construções sempre são um problema quando se trata de orçamento. Infelizmente, é comum aparecer alguns problemas durante o caminho. Por isso, faça uma boa pesquisa de preços e deixe um valor a mais reservado para imprevisto.

 

Na Demacol, você encontra os melhores preços da região, e conta com uma entrega rápida e segura. Consulte nossos vendedores!

 

  • Leve em conta o estilo de vida da casa

Se você tem gatos ou pretende adotar um animalzinho, talvez não seja uma boa ideia ter um sofá de couro. Ou, se for um cachorro grande, ter peças que quebram em cima de móveis frágeis, como aparadores, também não é uma boa ideia.

O mesmo vale para crianças. Sempre é bom reservar um espaço para que possam brincar e onde você possa ficar de olho nelas.

 

  • Não ignore a praticidade

Mesmo para quem gosta de um estilo mais rebuscado, lembre-se que isso pode dar muito trabalho para limpar e arrumar. Pense na organização de forma prática, de modo a facilitar sua rotina.

Por exemplo, se você pretende deixar um espaço para potes organizadores, não é necessário pensar em uma dispensa digna de programa da Netflix. Separe um espaço no armário e simplifique as categorias organizadores.

 

  • Iluminação

Saber se o imóvel recebe luz solar na parte da manhã ou da tarde te ajuda a pensar na iluminação e até na disposição das plantas. Portanto, leve em conta se os ambientes são mais claros, para decidir que tipo de iluminação você vai colocar.

Pense bem se você prefere luzes brancas ou amarelas, se você quer lâmpadas simples, abajures e luminárias, e se é preciso chamar um eletricista para fazer novas instalações.

Agora que você já tem um norte do que fazer, é hora de partir para cada cômodo, de maneira mais específica.

 

Dicas para construção e reforma de sala

 

  1. Paredes

A primeira coisa a se pensar é em relação às paredes. Na hora de escolher as cores, lembre-se que as mais claras e neutras ajudam a dar a impressão de que a sala é maior. Você pode pensar também em incluir espelhos e quadros, para dar um charme no ambiente.

É possível também colocar papéis de parede, mas preste atenção para não exagerar e colocar apenas em locais estratégicos. Ao colocar algo muito grande, chamativo e colorido, o risco de você e seus familiares enjoarem rápido da sala é grande.

 

  1. Móveis

Menos é mais é uma máxima que cabe especialmente em ambientes que não são exatamente muito grandes. Escolha uma quantidade menor de móveis, mas com tamanhos maiores. Isso vai dar uma aparência mais organizada no ambiente.

Um ótimo truque para otimizar espaços é fazer alguns móveis sob medida e colocar gavetas e nichos. Ou investir em uma mobília mais baixa e na horizontal, que dá para colocar coisas em cima.

Para quem curte decoração funcional, os nichos funcionam muito bem, assim como estantes em L, que cabem em qualquer espaço e são úteis tanto para colocar porta-retratos, vasinhos de plantas e outros objetos decorativos, quanto para colocar livros, caixinhas com documentos, e por aí vai.

 

  1. Detalhes

Certamente, escolher tons neutros facilita muito na hora da combinação. Por isso, se criatividade não é exatamente o seu forte, o segredo é escolher cores semelhantes entre si para os móveis, e incluir pontos de cor. Pode ser um jogo de almofadas coloridas, uma manta sobre o sofá, um tapete.

Não se esqueça das plantas, que ajudam a dar mais leveza ao ambiente. Vale colocar no chão, se for uma espécie maior, ou em vasinhos mesmo. Só não vale se esquecer de cuidar. É sempre melhor optar pelo natural, mas neste caso a melhor alternativa é uma opção artificial, que tenha uma aparência mais parecida com a natural.

 

  1. Pisos

Se estiver na sua lista, pense primeiro no clima de onde você mora e na imagem que você quer para sua casa. A depender do que você vai escolher, vai ficar mais aquecido e acolhedor, ou pode ficar mais frio e refrescante.

O porcelanato, por exemplo, é fácil de limpar e traz sofisticação. Já o piso de madeira tem seu charme, é fácil de limpar e simboliza praticidade.

Outras opções são o piso vinílico e o de cerâmica, que têm bom custo-benefício.

Em todos os momentos da sua reforma, conte com a Demacol para escolher produtos de qualidade e que cabem no seu orçamento. Nossos vendedores também estão preparados para te dar dicas e ajudar a tomar decisões importantes relacionadas à obra.
 

Dicas para decorar sua cozinha

 

  1. Revestimento

Você vai precisar de revestimentos para piso, parede e bancada, e você pode fazer tudo parecido, para facilitar a escolha. Não se esqueça que a facilidade para limpar deve ser uma prioridade na escolha, por isso, cerâmica e porcelanato são as melhores opções.

Para quem não gosta muito do monocromático, uma boa opção é acrescentar pastilhas ou azulejos cerâmicos.

Para a bancada, as melhores alternativas são as pedras tradicionais, tipo mármore ou granito; nanoglass, feita de vidro; uma pedra industrializada, como o porcelanato; mas há outras opções.

 

  1. Móveis

Para a mobília da cozinha, a primeira coisa a ser considerada é a sua necessidade. Se você tem muitos utensílios, eletrodomésticos e eletroportáteis, e se a sua família é grande. Por exemplo, se for um casal, dá para colocar uma pequena bancada de café da manhã, mas se for mais gente, talvez seja necessário uma mesa na cozinha ou em outro ambiente.

 

  1. Estilo

Pense bem em qual estilo você quer. Hoje, as cozinhas modernas e minimalistas, com luzes frias, estão em alta. O ponto positivo é que elas são fáceis de limpar e costumam ser funcionais, com espaço para cozinhar e manipular alimentos, além de ter muitas gavetas e divisórias.

Mas você pode escolher uma cozinha que tenha mais a sua cara. Vintage, rústica, ou só mais simples mesmo. Procure opções dentro do seu orçamento e veja qual é a melhor para você.

 

  1. Eletrodomésticos

Nunca compre os eletrodomésticos primeiro, porque tudo vai depender do espaço reservado a eles depois da colocação dos armários. Mas, se você já tiver tudo e estiver fazendo uma reforma, considere o tamanho deles antes. 

Imagina se a geladeira não couber no espaço? Ou se você quiser um fogão cooktop, e for deixado um espaço para um fogão comum? A configuração da cozinha vai ficar desproporcional e com cara de improvisada. Por isso, preste atenção antes da reforma.

 

Dicas para ter um novo banheiro

 

  1. Faça uma inspeção

Prevenir é sempre o melhor remédio, por isso, antes de quebrar parede ou trocar qualquer coisa no banheiro, contrate um profissional para avaliar se não há problemas estruturais. Você evita fazer a reforma e ter que refazer logo em seguida.

Também é legal avaliar as regras do condomínio, para não prejudicar os vizinhos e não infringir nenhuma política. Por exemplo, você sabia que não é em qualquer lugar que pode instalar banheira? Tudo tem que ser conferido com o síndico antes.

 

  1. Cores e estilo

O banheiro não precisa ser exatamente parecido com o restante da casa, mas o ideal é que não seja também um cômodo muito diferente. Por exemplo, se a sua casa tiver uma decoração rústica, não faça o banheiro moderno e minimalista. Se você quiser ousar nas cores, tente seguir pelo menos o estilo da casa.

Pontos de cor são sempre bem-vindos, mas lembre-se que cores neutras e mais claras ajudam a melhorar a iluminação e a deixar o ambiente mais arejado. Você pode colocar um tom mais forte na bancada, em pastilhas ou em azulejos.

 

  1. Iluminação

Como é um ambiente que naturalmente tem pouca luz, você terá que investir em uma iluminação reforçada. Uma forma elegante de fazer isso é colocar luzes em sancas e espelhos.

E por falar em espelhos, se ele for de um tamanho maior, ou se for usado para fazer maquiagens, é importante ter luzes específicas para esta parte do banheiro.

 

  1. Aromas e plantas

Uma dica para tornar o banheiro um espaço mais agradável é investir em aromas e plantas. No primeiro caso, você pode colocar difusores e velas aromáticas. Eles vão ajudar a criar uma sensação de relaxamento.

Já no caso das plantas, elas também podem ser aromáticas. Para colocar plantas no banheiro, é preciso ter iluminação natural, ainda que em pouca quantidade. As espécies mais indicadas são as de sombra ou meia sombra. Você sabia que elas não têm apenas função estética? Contribuem para a redução de bactérias, controlam o ambiente e ainda melhoram o ar.

Escolha as folhosas no lugar das floridas, pois são mais fáceis de cuidar.

Agora que você já pegou as dicas, visite uma das lojas Demacol ou entre em contato conosco para fazer um orçamento!